Denúncia

Sinergia Campinas aciona extrajudicialmente a Elektro Redes por possível uso indevido de informação privilegiada

Sindicato tomou conhecimento, nesta semana, de que trabalhadores da empresa estão sendo assediados por seus gestores a quitar seus débitos de conta de energia elétrica

Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 9 de outubro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Sinergia Campinas enviou, nesta terça-feira (8), notificação extrajudicial à Superintendência de Relações Trabalhistas e Sindicais da Neoenergia Elektro Redes para requerer a imediata suspensão de possível cobrança de pagamento das contas de energia elétrica vencidas ou vincendas de seus trabalhadores. O Sindicato tomou conhecimento, nesta semana, de que trabalhadores estão sendo assediados por seus gestores a quitar seus débitos.

As denúncias de assédio estão acontecendo em diversas localidades da empresa. No documento, o Sindicato solicita a “suspensão de qualquer ato semelhante e que interfira na vida privada dos trabalhadores” e lembra que “a presente notificação tem força de intimação para ingresso de ação coletiva caso os fatos mencionados não sejam apurados e cessados”.

Na avaliação do Sindicato, a possível prática configura uso indevido de informação privilegiada e abuso de poder de controle.  “Os trabalhadores estão sujeitos ao poder diretivo da empresa somente no que se refere ao desenvolvimento da sua atividade laboral”, fundamenta a notificação.

“A empresa detém procedimento específico para realização de cobrança de consumidores pelos meios próprios e legais e qualquer método diferente destes procedimentos pelo uso da hierarquia da relação de trabalho pode ser considerado como extorsão para efeito criminal”, diz outro trecho da intimação.

Pela cláusula 39 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o Sindicato tem de formalizar denúncia e dar prazo de 45 dias para a Elektro Redes solucionar o problema antes de acionar a Justiça. Por isso, a entidade sindical aguarda o retorno da empresa para esclarecimentos e negociação extrajudicial.

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas

Compartilhe: