Nos EUA, Sérgio Nobre vai a lançamento de plataforma de trabalho decente com Lula
Presidente da CUT participa na quarta (20) do ato que lança proposta global de Lula e Biden contra precarização do trabalho. Hoje, Sérgio estará na ONU para ver discurso de Lula
Escrito por 19 de setembro de 2023O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, participará do lançamento de uma plataforma global idealizada pelos presidentes Lula e Joe Biden para a promoção do trabalho decente. O evento será nesta quarta-feira (20), às 13h30 (horário dos Estados Unidos), em Nova York. A plataforma é uma proposta conjunta dos governos do Brasil e dos EUA elaborada para combater a precarização do trabalho e tem o apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Sérgio Nobre também participará, a convite do presidente Lula, da cerimônia de abertura da 78º Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19), na Sede das Nações Unidas, em Nova York. Lula fará o discurso de abertura. Estão previstos na agenda do presidente nacional da CUT, em solo norte-americano, encontros e reuniões com entidades e liderança sindicais daquele país, que terão também as presenças dos presidentes de outras centras sindicais brasileiras.
A atividade de quarta-feira está sendo chamada pela mídia norte-americana de “Parceria Global Lula-Biden para o Avanço dos Direitos Trabalhistas na Economia do Século 21″. No evento, deverá ser lançado também um documento sobre a importância de uma Coalizão Global pelo Trabalho, em defesa da liberdade sindical, por garantias aos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativo, entre outras medidas.
O tema (trabalho decente) vem sendo discutido pelos dois presidentes há vários meses, inclusive durante telefonema realizado em agosto, quando decidiram aproveitar a agenda da Assembleia Geral da ONU para lançar a inciativa da parceria, segundo disse o secretário de Assuntos Multilaterais e Políticos do Itamaraty, Carlos Marcio Cozendey, à agência internacional de notícias EFE.
O objetivo é defender os direitos trabalhistas, em nível global, à luz da realidade do século 21, que revelou outras formas de trabalho ainda mais precarizadas, como a dos trabalhadores por aplicativos. A expectativa de Biden e Lula é conseguir a adesão de outros países à plataforma, para que essas nações participem de uma agenda de debates e programas de ação de promoção do trabalho decente.
A precarização do trabalho tem sido, aliás, anunciada como uma das bandeiras de Joe Biden para as eleições presidenciais de 2024, segundo a mídia norte-americana. No Brasil, o governo Lula, desde o início do seu terceiro mandato, busca apresentar proposta de regulação trabalhista para estabelecer direitos aos trabalhadores e trabalhadoras por aplicativos. Tanto que criou um GT que, de forma tripartite e com a participação da CUT e demais centrais sindicais e dos empresários do setor, debate a pauta rumo a um projeto de regulação. Sérgio Nobre participa do GT, assim como integra o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável.
___________________________________