Igualdade salarial, políticas de cuidados e misoginia são pautas de evento da CUT-SP
Seminário contará com a presença das especialistas Rosane Silva e Marilane Teixeira no próximo dia 27 de março
Escrito por 15 de março de 2024Para debater sobre essas problemáticas, receberemos as palestrantes Rosane Silva, da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, e Marilane Teixeira, doutora em desenvolvimento econômico, professora e pesquisadora do CESIT/UNICAMP, na área de Relações de Trabalho e Gênero.
A questão da igualdade salarial entre homens e mulheres com a mesma função, que será discutida no seminário, ganhou novos avanços com a Lei 14.611/2023, assinada pelo governo Lula. A nova lei define mecanismos de transparência e fiscalização sobre o tema, para evitar discriminação aos trabalhadores por questões de sexo, raça, etnia, origem ou idade.
Outro tema fundamental que será abordado no encontro é a importância da construção de uma política de cuidados, que está em andamento pelo governo federal. Historicamente, as mulheres são as principais responsáveis pelos cuidados domésticos e de pessoas. Essa situação gera uma disparidade que impacta a inclusão delas no mercado de trabalho e no desenvolvimento em outras áreas, além do adoecimento mental e físico.
“Falar sobre essas pautas, além da violência de gênero e o assédio, é fundamental para avançarmos nos direitos das mulheres em todas as esferas, especialmente no mercado de trabalho”, comenta Marcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP.
As inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço
Seminário Presencial: Por Igualdade Salarial, Políticas de Cuidados e pelo Fim da Misoginia
Data: 27 de março
Horário: 9h30 às 16h
Local: Auditório CUT Nacional – Rua Caetano Pinto, 575, Brás-SP
___________________________________