Formação Energética

Ciclo de seminários busca qualificar ainda mais os dirigentes do Sinergia CUT

Serão cinco dias de curso, que será ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Ilumina

Escrito por Nice Bulhões, com informações do Coletivo de Energia do Sinergia CUT 31 de julho de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Arte de Leandro Dantas

O Coletivo de Energia e a Área de Formação do Sinergia CUT realizam o Ciclo de seminários: Setor elétrico em transformação e Transição Energética Justa nos dias 22 e 29 de agosto e nos dias 3, 12 e 19 de setembro, por meio da plataforma Zoom, sempre das 16h às 18h. O objetivo é qualificar os dirigentes da entidade sindical para o debate sobre energia elétrica e gás. O ciclo será ministrado pela professora Clarice Ferraz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Ilumina.

O presidente do Sinergia CUT, Carlos Alberto Alves, lembra que, além da sociedade estar passando por uma série de transformações que vão desde questões econômicas e sociais até a crise climática, o setor energético também está em rápida mudança, imposta pela necessidade de descarbonização de suas atividades.

“O ciclo de seminários, voltado para os dirigentes/trabalhadores do setor, traz uma introdução às mudanças institucionais, organizacionais e tecnológicas que ocorreram desde a liberalização do setor elétrico, transformando-o radicalmente”, explicou Carlos Alberto. “Serão analisados os impactos no emprego e na renda dos trabalhadores do setor.”

Acrescentou que, ao longo dos seminários, os participantes irão entender as transformações das estruturas de mercado e os impactos da rápida expansão da participação das fontes renováveis intermitentes e da modalidade de geração distribuída sobre o sistema elétrico. “Serão discutidos nos seminários os impactos sobre a operação e sobre a estrutura de custos, as tarifas dos consumidores e a segurança de abastecimento, que refletem a qualidade do serviço prestado.”

De acordo com a assessoria do Coletivo de Energia, todo esse conteúdo visa preparar as lideranças sindicais para discussões nas rodadas de negociação e nos debates relacionados ao tema. Ao final dos cinco encontros, segundo o Coletivo, os participantes poderão entender como diferentes estratégias de descarbonização trazem impactos muito distintos para a sociedade e para o futuro do trabalhador no setor.

Programação

22 de agosto | 16h às 18h | Zoom | Evolução do setor elétrico

Resumo das transformações institucionais e organizacionais desde a liberalização do setor elétrico nos anos 90.

 29 de agosto | 16h às 18h, Zoom | Entendendo os conceitos básicos. O que é transição energética? Em que consiste uma transição energética justa?

O que é a transição energética? Em que consiste a justiça associada à discussão? Por que devemos nos preocupar em garantir que ela seja justa e sustentável? Como definir pobreza energética? A aula se destina a entender como as transformações em curso podem agravar a desigualdade social e econômica na sociedade.

03 de setembro | 16h às 18h | Zoom | Transformações tecnológicas, organizacionais, institucionais e geopolíticas do setor elétrico em transição

A sessão se destina a mostrar como as transformações estruturais, organizacionais, institucionais e geopolíticas afetam a evolução do acesso, da qualidade e do preço (tarifa) da eletricidade. Como se relacionam as políticas de combate à pobreza e de (re)industrialização das economias?

12 de setembro | 16h às 18h | Zoom | A tarifa de eletricidade brasileira

No último encontro remoto, será apresentada a evolução da tarifa de eletricidade brasileira e sua estrutura (formação de preço). Serão discutidos os principais elementos que têm puxado sua trajetória de alta persistente, acima dos índices agregados de inflação, fazendo com que a eletricidade se transforme em um dos itens de maior pressão inflacionária para a economia brasileira. No tema do curso, veremos quem está pagando a conta das transformações em curso e como isso impede uma transição energética justa.

19 de setembro | Encontro híbrido* | Discussão sobre o Decreto nº 12.068, de 20 de junho de 2024, e realização de exercício coletivo

Discussão sobre os efeitos do Decreto nº 12.068 e a elaboração de documento com as reivindicações dos sindicatos para a regulamentação dos contratos de renovação das concessões.  Serão destacados os impactos para os trabalhadores do setor. O documento poderá ser encaminhado para a Agência Nacional de Energia Elétrica a quem coube a regulamentação de diversos pontos do Decreto.

* Local a definir

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas

*Atualizada às 17h18 do dia 05/08/2024 – Alteração nas datas de realização
Compartilhe: