NOTA DA DIREÇÃO

Sinergia CUT apoia a PEC que reduz a jornada de trabalho e acaba com a escala 6×1

Escrito por Sinergia CUT 12 de novembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto:

O Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT) manifesta apoio total à PEC (Proposta de Emenda Constitucional)da deputada Érika Hilton (PSOL/SP), que propõe a redução da jornada de trabalho e o fim da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho por um de descanso). Uma iniciativa importante para promover a saúde física e mental, melhorando significativamente a qualidade de vida da classe trabalhadora brasileira.

A luta pela redução da jornada de trabalho é histórica e bandeira do movimento sindical cutista, desde a fundação da CUT até os dias atuais. É isso que está em discussão agora na Câmara Federal. A proposta da PEC é especialmente relevante para garantir condições de trabalho e saúde mental dos trabalhadores, combatendo o estresse que cada dia atinge mais brasileiras e brasileiros.

A escala 6×1, que impõe apenas um dia de descanso semanal (não necessariamente domingo) após seis dias consecutivos de trabalho, sobrecarrega trabalhadoras e trabalhadores com um longa jornada, limitando o convívio familiar, o desenvolvimento pessoal e a recuperação física e mental, além de reduzir a produtividade e a eficiência na jornada. A escala 6×1 restringe o direito de todas e todos a uma convivência em finais de semana, seja para encontros familiares, de amizade, esporte, cultura ou lazer.

Vários sindicatos e dirigentes sindicais, que já se manifestaram pela revogação da reforma trabalhista, da reforma da previdência e da lei das terceirizações, estão apoiando a luta pela aprovação da PEC que prevê a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. É o que manifestamos aqui para combater a exploração e beneficiar diretamente milhões de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

A proposta de redução da jornada sem redução salarial tem o objetivo também de atualizar o Brasil com as melhores práticas internacionais em que diversos países já demonstraram que a redução da carga horária não afeta a produtividade. Ao contrário, promove um ambiente de trabalho mais equilibrado e gera impactos positivos na economia. A redução da jornada de trabalho também cria novas oportunidades de emprego e renda para quem quer trabalhar.

Reduzir a jornada de trabalho, com o fim da escala 6×1, é garantir o bem-estar e valorizar a qualidade de vida da classe trabalhadora, compromisso de luta do Sinergia CUT que reconhece a importância da redução da jornada para que todas e todos tenham direito a um trabalho digno, seguro e saudável.

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas.

Campinas, 12/11/2024.

Direção do Sinergia CUT

 

Compartilhe: