Cultura

Show gratuito de Andreia Preta celebra o samba neste domingo (1º) no Sesc Campinas

“Samba, Fogo Altaneiro" é o nome do show, que acontece na véspera do Dia Nacional do Samba, às 15h30

Escrito por Nice Bulhões 26 de novembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Ricardo Lima

A cantora e compositora Andreia Preta apresenta, neste domingo (1º), seu show “Samba, Fogo Altaneiro”, às 15h30, no Jardim do Galpão do Sesc Campinas. O espetáculo, que acontece na véspera do Dia Nacional do Samba, segundo Andreia Preta, contará a história desse gênero musical. No palco, a cantora campineira se apresenta com Cris Monteiro e Lazinho Batuck nas percussões, Edu Guimarães na sanfona e Douglas Ferreira, violão de 7 e cavaco.

O show é gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos, mediante a capacidade do local. “Cantarei canções que perpassam pelos ritmos e batuques dos africanos arrancados da terra natal e trazidos em navios negreiros, relacionando este lamentável episódio da história como a chegada da sementinha do samba no Brasil até se tornar hoje uma árvore frondosa, enraizada em todo o território nacional e em constante processo de transformação”, diz Andreia Preta.

Com trajetória marcada pela participação em vários grupos e rodas de samba, Andreia Preta escolheu um repertório diversificado de sambas para celebrar a data. “As músicas, que constam no roteiro desse show, fogem do senso comum, embora muitas sejam bastante conhecidas do público. Elas passeiam por várias épocas e abordam vários estilos de samba, como o partido-alto, a bossa nova, os afro-sambas, o pagode, o samba de terreiro, entre outros”, conta.

Entre os sambistas homenageados por Andreia Preta estarão Clara Nunes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Eduardo Gudin, Clementina de Jesus, entre outros. O show ainda trará três músicas da própria Andreia Preta, incluindo o samba que dá nome ao show. A valorização da base percussiva receberá um plus com a sofisticação harmônica, com percuteria, congas, surdão, pandeiro e outros molhos.

Foto: Divulgação

Sobre a artista

A cantora e compositora Andreia Preta, campineira, de família oriunda do Nordeste, é uma das vozes importantes da música campineira na atualidade. Não apenas pela qualidade inconteste de sua obra, mas também por sua atuação em defesa da classe artística e da cultura local, através dos Conselhos e Fórum Permanente de Cultura de Campinas.

Depois de sua formação em administração pela PUC Campinas, a música atravessou a sua jornada. Dona de uma carreira sólida, ela completa 24 anos de estrada. Participou de vários eventos realizados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, como o Seresta na Praça em homenagem a Dominguinhos (2013), Virada Cultural (2013/2014/2015) na Estação Cultura, Arautos pela Paz (Unesco/PMC), Festas juninas em comunidades que receberam apoio da Secretaria, Festa de encerramento do Comida de Boteco em 2014/2015 com rodas de samba, entre outros.

A cantora deu grande contribuição ao movimento do chamado “forró universitário”. Com a Banda Folefurado, marcou história na saudosa Cooperativa Brasil, abriu shows de Dominguinhos, Zeca Baleiro, Mestre Ambrósio, Elba Ramalho e, sendo uma das bandas da casa, viajou por Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Fez shows em Sescs pelo Estado de SP. Foi contemplada com a gravação do seu primeiro álbum “Doce de Salgar” através do edital do Fundo de Incentivo Cultural de Campinas (FICC – 2014/15), com show de lançamento pelo Sesc Campinas.

Compartilhe: