RESISTÊNCIA

Em Campinas, 24ª Marcha Zumbi dos Palmares acontece na Estação Cultura

Sinergia CUT participa de concentração às 9h para, junto com outras entidades cutistas, gritar alto que vidas negras importam

Escrito por : Lílian Parise, cominformações da CUT/SP 19 de novembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Divulgação

Dirigentes do Sinergia CUT e do Coletivo de Combate ao Racismo da entidade participam na quarta-feira (20) da 24ª Marcha Zumbi dos Palmares, que acontece a partir das 9h na Estação Cultura, em Campinas (SP).

“Vidas negras importam” continua sendo o grito da Marcha na cidade, que está na 24ª edição e seguirá até o Largo do Rosário, também na região central de Campinas.

Considerada um símbolo de resistência e resiliência do povo negro, a Marcha Zumbi dos Palmares resgata lutas históricas e reforça a importância da valorização da identidade afro-brasileira. Segundo os organizadores, o evento é um espaço plural, que combina celebração cultural e religiosa com denúncias e reflexões sobre o combate ao racismo.

Feriado nacional

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695.

Desde dezembro de 2023, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado em todo o país, a partir da sanção da Lei 12.519/2011 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A lei sancionada pelo Presidente Lula é fruto de muitas lutas dos movimentos antirracistas da sociedade civil e dos sindicatos, principalmente cutistas.

Herói da luta contra a escravidão

Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil. Ele é considerado o símbolo da luta e da resistência de negros e negras contra o regime escravocrata e do combate ao racismo.

A data chama a atenção da sociedade para o racismo estrutural e propõe uma reflexão das suas consequências para a população negra. Busca também o reconhecimento da influência e da presença da cultura de origem africana no Brasil.

Promover a equidade e a igualdade de oportunidades no contexto institucional, considerando, entre outras, as identidades de raça, etnia e cor é desafio a enfrentar, pois a inclusão e o respeito à diversidade são solos férteis para o desenvolvimento de ideias inovadoras, a garantia da igualdade de oportunidades e uma Justiça acessível para todas as pessoas. 

 

Por melhores condições de trabalho e renda, nossa luta transforma vidas

 

Compartilhe: