Eleições 2024: o que saber antes de votar
Confira dicas para o momento da votação para as eleições municipais, que serão realizadas neste domingo, 6. Eleitores e eleitoras podem exercer o direito do voto das 8h às 17h
Escrito por : Laiza Lopes - CUT São Paulo 4 de outubro de 2024O primeiro turno das eleições municipais deste ano será realizado neste domingo, 6. Eleitores e eleitoras podem exercer o direito do voto das 8h às 17h, de acordo com o fuso horário de Brasília. Este ano, a escolha é por prefeitos e vereadores, que têm papéis importantes no comando dos municípios.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.
Dicas para a votação
O e-Título é uma espécie de via digital do título de eleitor e pode ser utilizado para a votação no domingo. Entretanto, só é válido para quem tiver realizado o recadastramento biométrico e se houver uma foto na via digital. É possível baixar o aplicativo até o dia 5 de outubro nas lojas virtuais das plataformas iOS ou Android.
Caso não tenha o e-Título, no dia da votação é importante levar um documento oficial com foto para comprovar a identidade. São aceitos:
- Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para o dia da votação dos pleitos municipais está autorizada a manifestação individual e silenciosa pelo candidato ou candidata por meio do uso de bandeiras, camisas, botons ou adesivos. Também é permitido utilizar o celular para localizar a seção eleitoral, justificar ausência às urnas e mostrar o e-Título para se identificar aos mesários.
Não são permitidos: aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda de candidato, partido, coligação ou federação; levar o celular dentro da cabine em que fica a urna eletrônica.
Com o objetivo de ajudar na hora do voto, o TSE disponibilizou um simulador de votação que pode ser acessado aqui. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo também divulgou dicas úteis para o domingo de eleições, confira neste link.
Em agosto, a CUT lançou a Plataforma Eleitoral 2024, que é um documento online com temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, para apoiar a escolha por candidatos que defendam seus interesses e os da população. Veja o documento.