Bolsa de Estudos: ACTs das CPFLs Paulista, Piratininga, Brasil e Santa Cruz beneficiam 236 trabalhadores e trabalhadoras até março
Programa de Requalificação Profissional obriga empresas a investirem 1% da folha salarial anual para custeio de vários cursos
Escrito por : Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 2 de abril de 2025
Um balanço parcial feito até março de 2025 aponta que 236 trabalhadores e trabalhadoras foram beneficiados pelos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) assinados entre o Sindicato e quatro empresas da CPFL Energia – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Brasil e CPFL Santa Cruz.
Os ACTs garantem a concessão de Bolsas de Estudos, através do conhecido Programa de Requalificação Profissional, obrigando as empresas a destinar 1% da folha salarial anual para custear cursos de graduação (nível superior), pós-graduação ou extensão, idiomas e até cursos de curta duração para trabalhadores e trabalhadoras dessas empresas.
Conquista do Sindicato
O Conselho de Requalificação Profissional, que é formado por dirigentes sindicais e RH da CPFL, é responsável pela aprovação das Bolsas de Estudos e informou que foram concedidas 60 em janeiro, 106 em fevereiro e mais 70 em março, totalizando 236 contemplados e contempladas só em 2025.
No balanço total por empresas, o resultado foi o seguinte: na CPFL Paulista foram 155 bolsistas, na CPFL Piratininga foram 65, na CPFL Brasil foram sete e na CPFL Santa Cruz foram nove contemplados.
Já o total por modalidades de cursos até março, o balanço mostra que 92 para graduação/superior, 55 para pós-graduação/extensão, 44 para cursos de idiomas, 36 para cursos de nível técnico e 9 para cursos de curta duração/outros.
Inscrições mensais
Trabalhadores e trabalhadoras interessados na concessão de Bolsa de Estudos devem fazer a solicitação pela intranet das empresas, através de formulário que é enviado para o Conselho de Requalificação Profissional até o dia 10 de cada mês. Todas essas solicitações são encaminhadas e avaliadas pelo Conselho que tem reuniões mensais.
CS 2025: Sempre estaremos aqui. Por + direitos, + empregos e + renda!