Filie-se!

Sinergia CUT faz 27 anos com uma história de lutas que transformam vidas!

É no próximo sábado, 16 de novembro, o aniversário do Sinergia CUT, quando se comemora também o Dia do Eletricitário. Seja sócio. Fique por dentro das vantagens!

Escrito por Redação da Área de Comunicação do Sinergia CUT 14 de novembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Bira Dantas

Um projeto que faz história com a participação de oito sindicatos comprometidos com a resistência e a ousadia e com lutas que transformam vidas. Assim é o Sinergia CUT, fundado há 27 anos, em pleno “Dia do Eletricitário”, 16 de novembro.

E, para marcar este aniversário, o Sindicato lançou neste mês de novembro a Campanha de Sindicalização “Você feliz é Sinergia na luta”, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a luta da categoria em toda base dos oito sindicatos que fazem parte do projeto Sinergia CUT: Sinergia Campinas, Sinergia Gasista, Sinergia Prudente, Sinergia Sindergel, Sinergia Araraquara, Sinergia Mococa, Sinergia São José do Rio Preto e Sinergia Bauru. São oito sindicatos em um.

Para tanto, os dirigentes estão com o pé na estrada, percorrendo a base, divulgando a campanha, colhendo sugestões, críticas e denúncias da companheirada.

Vários incentivos foram pensados para integrar as trabalhadoras e os trabalhadores nesta campanha e causar uma reflexão do quanto é fundamental fortalecer o Sindicato seja nas campanhas salariais ou em negociações específicas por empresa.

Sorteios de Smart TV de 50 polegadas, celular e estada na Colônia de Férias do Sindicato atingindo sócios e os novos sindicalizados durante a campanha. Além disso, o Sindicato conseguiu 20 vouchers exclusivos em parceria com o convênio Allya, em que, inclusive, os filiados do Sindicato podem se cadastrar e obter descontos em mais de 40 mil estabelecimentos conveniados em todo o Brasil, como farmácias, hotéis, cursos de idioma e universidades.

Poder contar com outros benefícios como o convênio com o Hotel Miramar em Ubatuba, e atendimento jurídico são outras vantagens de quem é sócio do Sinergia CUT. Para saber detalhes sobre a Campanha de Sindicalização e ter acesso a todas essas vantagens, acesse o Jornal do Sinergia CUT, edição 1765. Clique Aqui

E nossa história vai muito além

O melhor e mais importante de tudo isso é saber que esta entidade sindical está  com você e por você o ano inteiro, todos os anos, seja na luta por seus direitos como na busca incessante para melhorar e transformar vidas, com muita resistência e ousadia.

“Essa é uma data para lembrar que cada encontro para organizar as lutas, cada reunião de negociação com as empresas, cada assembleia na base, cada protesto, mobilização junto aos trabalhadores, cada faixa esticada nos locais de trabalho, enfim, tudo isso conta nossa história e eleva nossa luta no decorrer do ano. Temos vitórias para contar. E muitos desafios pela frente. E é isso que nos move. Avante, Sinergia CUT!”, declara Carlos Alberto Alves, presidente desta entidade sindical.

Vale sempre relembrar como tudo começou:

16 de novembro de 1997 – Centenas de trabalhadores e trabalhadoras eletricitários e gasistas de todo estado de São Paulo lotam uma assembleia histórica na capital paulista, em um momento já marcado por várias transformações no mundo do trabalho e pelo impacto das muitas mudanças no setor de energia, como a implantação desregrada de novas tecnologias, o festival de desmonte para a privatização do patrimônio público e a mudança da matriz energética.

Os tempos já são difíceis, mas, diante do novo cenário e depois de muito debate, a certeza é uma só: a necessidade de reinventar também a organização sindical com unidade, resistência e ousadia, para unificar eletricitários e gasistas em uma nova categoria – os energéticos paulistas – e para fortalecer a luta em defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores, além de garantir a qualidade da prestação de um serviço essencial à população e à vida.

Um dia que entra para a história do movimento sindical combativo. E, não por acaso, é exatamente no Dia do Eletricitário que nasce oficialmente o Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo), com aprovação unânime em assembleia também histórica para marcar a fundação de uma entidade representativa de cerca de 30 mil trabalhadores e para continuar fazendo história na vanguarda do sindicalismo classista.

1999 – Filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) em dezembro, o Sinergia CUT já é referência de liberdade e autonomia na prática, vencendo o desafio de reinventar uma nova forma de organização sindical de um setor estratégico e essencial também ao desenvolvimento econômico brasileiro.

16 de novembro de 2024 – Vinte e sete anos depois, nessa caminhada de luta e de desafios coletivos, os energéticos e as energéticas continuam a construir uma entidade democrática e transparente para garantir a defesa dos direitos legais e legítimos da categoria, junto com a atuação competente para a reconstrução da democracia brasileira, com igualdade de direitos, justiça social e cidadania para todos e todas.

Autor: Bira Dantas

Compartilhe: