Tragédia

Explosão em usina da Enel na Itália deixa ao menos quatro mortos e três desaparecidos

Segundo relatos ainda não confirmados, a explosão teria ocorrido em um gerador conectado a uma turbina. A Enel descarta danos na barragem

Escrito por 10 de abril de 2024
Compartilhe:
Autor da foto:

São Paulo – Uma explosão em uma hidrelétrica da Enel na cidade de Bargi, região dos apeninos bolonheses, no norte da Itália, nesta terça-feira (9) deixou ao menos quatro mortos e três desaparecidos. Segundo balanço recente da prefeitura de Bolonha, cinco trabalhadores ficaram feridos, enquanto outros três saíram ilesos. A informação é da agência de notícias italiana Ansa.

A explosão ocorreu por volta das 15 horas (horário local). Buscas estão sendo feitas por 70 bombeiros e policiais. Três helicópteros decolaram de Módena e Bolonha para os primeiros socorros antes do transportes dos feridos ao hospital.

Ministério Público já esteve no local da explosão da Enel

“Parece que ocorreu um incêndio no nono andar. Toda a usina está abaixo do nível do lago, a cerca de 30 metros de profundidade”, disse à Ansa o prefeito de Camugnano, Marco Masinara. Um porta-voz da Enel, porém, disse que a explosão teria sido causada por um incêndio, que afetou um dos transformadores da hidrelétrica. E afirmou que que não houve danos à estrutura da barragem. Mas há também relatos de que a explosão teria ocorrido em um gerador conectado uma turbina.

“Agora é hora encontrar as pessoas e depois será hora de entender o que aconteceu”, disse o procurador-chefe de Bolonha, Giuseppe Amato, ao jornal La Repubblica. “Depois veremos com os tempos e formas certas de entender o que aconteceu. Vamos fazer nos próximos dias um registro técnico do processo para fazer as investigações urgentes, que são principalmente as dos corpos. Nós verificaremos se é necessário ou não prosseguir com as autópsias e depois realizaremos novas investigações.”

A Enel italiana é controladora da subsidiária que opera no Brasil em diversas localidades, no setor de distribuição de energia. Com maus serviços prestados desde que chegou ao país, em 2007, ao comprar uma empresa espanhola, está entre as campeãs de reclamações. Mas vem se notabilizando ao deixar cidades inteiras sem luz por semanas em várias partes do país, entre elas, São Paulo.

Confira postagem do corpo de bombeiros da Itália

Leia também:

Redação: Cida de Oliveira – Edição: Helder Lima

Compartilhe: